INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS – IFNMG
Curso: Pós Graduação em EAD
Disciplina: Didática e Metodologia do Ensino
Superior à Distância
Unidade: Didática do Ensino Superior e
Organização do Trabalho Pedagógico
Professora: Lucienne
Veloso Brito
Tutor: Daniela
Rocha Silva
Aluno: Marival
Pereira de Souza
R E S U M O
Iniciaremos
este resumo fazendo uma reflexão sobre o texto de Emílio Prado da Fonseca
(2012) quando diz – “Muitos professores que atuam no ensino não passaram por
uma adequada preparação para assumir a função docente. Atua no campo
educacional como forma de complementação da renda familiar e não como vocação
ou atividade principal ou de dedicação exclusiva. Ou seja, ele “está” docente.
O inverso também faz parte da realidade educacional brasileira, onde, os baixos
salários obriga o professor a cumprir extensa carga horária de trabalho sem
contar as tarefas extra-classe. Contudo, o docente precisa estar preparado,
física, mental e intelectual para enfrentar esta situação e estar habilitado
para tal.“
Para
Sabino (citado por FARIAS et al., 2011, p.137) “[...] a docência não se
restringe ao domínio do conteúdo, incidindo também sobre o “para que” e “como
fazer”". Somente na década de 1930 é que a disciplina de didática foi
introduzida nos cursos de formação de professores de nível superior no Brasil
(Art. 20 da Lei nº. 1190/39)…
Bem, diante do exposto e levando
também em consideração o conteúdo do nosso material didático – Unidade I, é
bastante relevante pensarmos que para que aconteça, ou para que se obtenha uma
boa qualidade de ensino e uma boa aula é necessária uma preparação adequada. Por isso a abordagem é: Acreditamos que a
discussão sobre a metodologia e a didática no ensino superior é de suma
importância para a preparação do sujeito que se propõe a ser docente no
superior e/ou na Pós-graduação. Algo bastante chamativo nesse conteúdo é o
apelo quanto à oferta desta disciplina nos cursos de pós- graduação já que a
própria tomou forma de assunto quase que obrigatório, dada a sua importância.
Dentro desse mesmo contexto
destacam-se os planejamentos, sendo que o conceito de planejar é: Levantar a situação atual, estabelecer o que se deve
mudar e organizar a ação futura. A fim
de se obter: Maior eficiência, maior exatidão, maior rendimento e
minimização dos custos.
Por exemplo: O Planejamento no Ensino
Superior é destacado por Libâneo (1994) da seguinte forma – O planejamento se
caracteriza como processos de tomada de decisões; de pensar antes, durante e
depois da ação; de prever necessidades, racionalização dos meios e dos recursos
humanos e materiais, visando ao alcance de objetivos em prazos e etapas
definidas e requerendo conhecimentos e avaliação científica da situação
original. –
Pois segundo Gil (2005), o
planejamento é imprescindível, visto que (...) à medida que as ações docentes são planejadas, evita-se a improvisação,
garante maior probabilidade de alcance dos objetivos, obtém-se maior segurança
na direção do ensino e também maior economia de tempo e energia.
A temática, portanto explorou também os
conceitos de planejamento educacional, curricular e planejamento de ensino
donde fica culminado com a elaboração de planos de ensino que é constituído por
uma previsão das atividades a serem desenvolvidas ao longo de uma ano ou
semestre, é um marco de referências para as ações do professor voltadas para o
alcance dos objetivos da disciplina.
Os planos de unidade e de aula não são
obrigatórios, ficam a critério dos docentes utilizá-lo ou não. Vale lembrar
que: Planejamento não é apenas um amontoado de planos, e tem de ser flexível.
FONTES
DE PESQUISA:
http://www.pedagogiaaopedaletra.com.br/posts/didatica-do-ensino-superior/
texto de: FONSECA, EMÍLIO PRADO (2012) – Didática do Ensino Superior.
Caderno Didático: UNIDADE I – Didática
do Ensino Superior e Organização e Organização do Trabalho Pedagógico.
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