quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Formas de atuação na Educação Ambiental

Foto: Aula de apresentação no Fórum Nacional de Meio Ambiente - Poços de Caldas - MG

Ao trabalhar com Educação Ambiental, não basta que nos preocupemos apenas com o aspecto ecológico de uma questão.
A Educação Ambiental também incorpora dimensões sociais, políticas, econômicas, culturais, ecológicas e éticas, para a compreensão dos mecanismos de inter-relação natureza-homem.
Pode-se trabalhar com Educação Ambiental em três grandes áreas:

1. EDUCAÇÃO FORMAL
Desenvolvida nas escolas, em todos os níveis, não como disciplina específica, mas em todas as disciplinas, como elo que as interliga.

2. EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Direcionada à comunidade, como a visitantes de uma área de proteção ambiental, a uma empresa com seus funcionários, à educação ambiental feita nos bairros, entre tantas outras propostas possíveis. São desenvolvidas por associações de bairros, comerciais, industriais, organizações não governamentais ou por instituições de ensino, a exemplo dos cursos de extensão universitária.

3. EDUCAÇÃO INFORMAL
Transmitida, o próprio nome já o diz, de maneira informal, como as informações que são veiculadas pelos jornais, rádio, TV, filmes, peças teatrais, out-doors, traseiras de ônibus, em meio a outros.
Embora a EA possa ser feita da maneira formal, nas escolas, em todos os níveis de ensino, deve ser estendida, como educação não formal, ao público em geral.
Pode ser feita também em diversos segmentos da população, como organizações de bairros, empresas, associações, etc.

De acordo com a Conferência de Tbilisi, os princípios básicos da EA são os seguintes:
a) a EA deve considerar o meio ambiente em sua totalidade, ou seja, em seus aspectos naturais e criados pelo homem, tecnológicos, sociais, econômicos, políticos, histórico-culturais, morais e estéticos;
b) a EA deve ser um processo contínuo e permanente, começado pelo pré-escolar e continuando através de todas as fases do ensino formal e não formal;
c) a EA deve aplicar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, de modo que se adquira uma visão global;
d) a EA deve examinar as principais questões ambientais, do ponto de vista local, regional, nacional e internacional;
e) a EA deve ajudar a descobrir os sintomas e as causas reais dos problemas ambientais;
f) a EA deve destacar a complexidade dos problemas ambientais e, em consequência, a necessidade de desenvolver o senso crítico e as habilidades necessárias para resolver tais problemas;
g) a EA deve utilizar diversos ambientes educativos e métodos para comunicar e adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente, dando ênfase às atividades práticas e às experiências pessoais.
De acordo com os princípios acima citados, a Educação Ambiental deve ser aplicada em todas as esferas da sociedade, com responsabilidades definidas em setores diferentes, sempre com o empenho de todos os cidadãos. Dessa forma, a EA atende ao principal objetivo que é mostrar que as pessoas são parte do meio ambiente e precisam adotar a prática de ações que contribuam para o equilíbrio ecológico.

Fonte: Educação Ambiental - Márcia Aparecida de Oliveira Seco, Elizabete Satsuki Sekine

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