HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL - Continuação
Foto: Soltura de 20.000 alevinos no Rio Jequitinhonha - Almenara - MG
PIEA - Programa Internacional de Educação Ambiental
É um programa de enfoque interdisciplinar, com caráter escolar e extraescolar, para envolvimento de todos os níveis de ensino, dirigido ao público em geral, jovem e adulto indistintamente, com vista a ensinar-lhes as medidas simples que, dentro de suas possibilidades, possam tomar para ordenar e controlar seu meio. Se deu em 1975 Belgrado, antiga Iugoslávia.
Igualmente aí, foi elaborada a Carta de Belgrado, que veio a ser um dos mais importantes documentos sobre a questão ambiental na época, devido à lucidez de seu conteúdo.
Essa carta trata da necessidade de uma nova ética global, capaz de promover a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, da exploração e da dominação humana. Também censura o desenvolvimento de uma nação à custa de outra e acentua a vantagem de formas de desenvolvimento que beneficiem toda a humanidade.
- O marco seguinte foi em 1977, com a Conferência de Tbilisi, considerada a Primeira Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental organizada pela UNESCO, em cooperação com o PNUMA. Foi realizada em Tbilisi, capital da Geórgia, ex-União Soviética, em outubro de 1977.
São as ações propostas e decididas nestas conferencias que permeiam os programas que existem hoje em vários segmentos governamentais, sejam eles em nível federal, estadual ou municipal.
- Em agosto de 1987, no Congresso Internacional de Moscou, com suas fundamentações em Educação e Formação Ambientais (conhecido como Congresso de Moscou), reuniu trezentos especialistas de cem países. O objetivo do congresso foi discutir as dificuldades encontradas e os progressos alcançados pelos países com relação à Educação Ambiental.
Enfim, chegamos a um grande marco no histórico da Educação Ambiental. A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92), realizada no Rio de Janeiro, em 1992, estabelece uma proposta de ação para os próximos anos, denominada Agenda 21.
O documento procura assegurar o acesso universal ao ensino básico. Com relação à Educação Ambiental, a Agenda 21, assim chamada por ser um programa de estratégias para alcançarmos o desenvolvimento sustentável no século XXI, reconhece a necessidade de considerar as questões educacionais fundamentais para a preservação dos recursos naturais e de criar nova ética ambiental.
Cinco anos após a conferência Rio-92, foi realizada a primeira reunião internacional não oficial para verificar os avanços alcançados (que ficou conhecida como Rio + 5). Paralelamente, foi realizada uma reunião oficial das Nações Unidas em Nova Iorque.
Nas duas reuniões foram avaliados os progressos alcançados com relação à Agenda 21. A conclusão foi que os avanços se revelaram insuficientes, sendo necessários esforços maiores, tanto dos governos como da sociedade, para a implementação efetiva do Desenvolvimento Sustentável.
Durante as discussões do Fórum, foi elaborado e aprovado o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, uma orientação das ações da sociedade civil organizada nos anos posteriores.
Conferência Internacional de Thessaloniki em 1997, denominada Conferência Internacional sobre Ambiente e Sociedade: Educação e Conscientização Pública para a Sustentabilidade. Foi realizada em dezembro de 1997, em Tessalônica, Grécia. Contou com representantes de 83 países.
Nesta conferência, fez-se um balanço do que foi alcançado nos 20 anos que se passaram desde Tbilisi. Uma das observações da conferência foi a de que: “As recomendações e planos de ação da Conferência de Belgrado em Educação Ambiental (1975) e Tbilisi (1977), Moscou (1987) e Toronto (1992) são todavia válidas e ainda não totalmente exploradas”.
Cinco anos após a conferência Rio-92, foi realizada a primeira reunião internacional não oficial para verificar os avanços alcançados (que ficou conhecida como Rio + 5). Paralelamente, foi realizada uma reunião oficial das Nações Unidas em Nova Iorque.
Nas duas reuniões foram avaliados os progressos alcançados com relação à Agenda 21. A conclusão foi que os avanços se revelaram insuficientes, sendo necessários esforços maiores, tanto dos governos como da sociedade, para a implementação efetiva do Desenvolvimento Sustentável.
Durante as discussões do Fórum, foi elaborado e aprovado o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, uma orientação das ações da sociedade civil organizada nos anos posteriores.
Conferência Internacional de Thessaloniki em 1997, denominada Conferência Internacional sobre Ambiente e Sociedade: Educação e Conscientização Pública para a Sustentabilidade. Foi realizada em dezembro de 1997, em Tessalônica, Grécia. Contou com representantes de 83 países.
Nesta conferência, fez-se um balanço do que foi alcançado nos 20 anos que se passaram desde Tbilisi. Uma das observações da conferência foi a de que: “As recomendações e planos de ação da Conferência de Belgrado em Educação Ambiental (1975) e Tbilisi (1977), Moscou (1987) e Toronto (1992) são todavia válidas e ainda não totalmente exploradas”.
Educação Ambiental - Márcia Aparecida de Oliveira Seco, Elizabete Satsuki Sekine
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