sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Foto: Manifestação Dia Mundial do Meio Ambiente - Almenara. MG

UM POUCO DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Considerando os limites deste texto, centraremos nossa apresentação histórica da Educação Ambiental nos principais eventos que marcaram o tema no Brasil e no mundo, a partir da década de 1970, quando se intensificaram as discussões acerca do tema.
Inicialmente, os sistemas educacionais incorporavam conteúdo relativo ao meio ambiente, limitando-se aos aspectos do ambiente natural, sem a incorporação das ciências sociais (como História, Sociologia, Economia, Filosofia) na compreensão e melhoria do meio humano. Agregavam conhecimentos sobre os ecossistemas sem a preocupação com o desenvolvimento de comportamentos e valores nos sujeitos da educação, que pudessem orientá-los na construção de uma sociedade em harmonia com a natureza, observando os conceitos do Desenvolvimento Sustentável.

Para resgatar a história dos movimentos sociais, é necessário voltar ao século XIX, quando a primeira ação organizada de ambientalistas americanos culminou com a criação do primeiro parque nacional do mundo, o parque de Yellowstone, nos Estados Unidos, em 1872. Nessa época se instituiu que a responsabilidade em garantir a integridade do meio natural cabia ao governo.
No entanto, pode-se dizer que os movimentos ambientalistas começaram a se intensificar e a envolver a sociedade a partir da década de 1960. Países como a França, Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra modificaram suas leis e suas instituições, alarmados com os problemas ambientais. O objetivo era a conservação e a recuperação do meio ambiente e dos recursos hídricos.
Ainda na mesma década, percebeu-se, nos países do hemisfério norte, a necessidade de articulação internacional diante da crise ambiental.

Primeiras manifestações em defesa do meio ambiente

O primeiro registro representativo foi o Clube de Roma, que surgiu em 1968 na academia de Lincei em Roma. Composto por cientistas de vários países, tinha o objetivo de discutir e propor soluções a problemas complexos que surgiram com o crescimento da população mundial.
Dessas reuniões, resultou um relatório redigido por Dennis Meadows “The limits of Grouth” – Limites do Crescimento, em 1971. Então, foi apresentado um modelo matemático que embasava o estudo sobre o crescimento e mostrava que efeitos catastróficos ocorreriam em longo prazo, decorrência do crescimento demográfico.
Esses efeitos desastrosos seriam doença, fome, poluição, falta de recursos renováveis que levariam à grande mortandade e, consequentemente, à diminuição da população.

Conferência de Estocolmo - Ocorreu de 5 a 16 de junho de 1972. Destacava os problemas da natureza, tendo elaborado metas ambientais e sociais cuja atenção centrava nos países em via de desenvolvimento. O eixo principal da Conferencia foi Meio Ambiente versus Desenvolvimento.
A conferência gerou a Declaração sobre o Ambiente Humano, que estabelece princípios que serviriam de inspiração e orientação para a preservação e melhoria do ambiente humano. Este documento, entre outros princípios, recomenda que seja estabelecido um programa internacional de Educação Ambiental.

Educação Ambiental - Márcia Aparecida de Oliveira Seco, Elizabete Satsuki Sekine

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